Celebre o Ano do Rato com a MTC – “Fim-de-semana na China”


Fim-de-Semana na China – uma proposta para celebrar o Ano do Rato com a Medicina Tradicional Chinesa

Sob o mote “Ano do Rato: Saúde e Longevidade com a MTC”,  dias 25 e 26 de Janeiro 2020 (sábado e domingo) entre as 10h e as 19h aprox., e por altura da entrada do Novo Ano Chinês, a Associação de Estudantes da ESMTC – AEESMTC, o Prof. Juvenal Branco e a ESMTC acolhem e convidam todos para virem às instalações da ESMTC – Escola de Medicina Tradicional Chinesa, Palacete da Estefânia.

Experimentar, tocar, trocar, escutar, saber, perguntar, reflectir, venha celebrar connosco, experimentando a cultura chinesa pela vertente da Saúde.

Um programa multifacetado para o Corpo, a Mente e o Espírito

Ao longo dos 2 dias haverá um total de 30 actividades nos vários andares e espaços da Escola – Jardim, pavilhão, salas de aula e na Sala central das 4 colunas, onde poderá saber mais sobre temas tão vastos como: Plantas medicinais, Dietética e Nutrição, Massagem Tuina, aspectos particulares da Medicina Tradicional Chinesa : Investigação e Evidência em MTC, Filosofia Taoísta e Fundamentos sobre a Vida na MTC, Ginecologia e Obstetrícia, Andrologia, Pediatria (Massagem) e Oncologia, Osteopatia. Como se nao fosse suficiente, teremos também Moxabustão, Reflexologia podal, a oportunidade de praticar Exercícios energéticos de Chi Kung, Tai Chi e Kung Fu e Massagem. Finalmente, não percam também Palestras e Workshops de Feng Shui, Permacultura, Shiatsu, Astrologia chinesa, História da Kombucha e Dança reconectiva.

Dirigido, no fundo, a quem quer saber mais sobre Saúde natural, sobretudo pela vertente da Prevenção mas também como tratar certas patologias, como viver melhor, de forma mais saudável, em ligação à Natureza. Junte-se a nós.

Actividades para todos – curiosos, simpatizantes, pacientes, estudantes e profissionais da MTC e da Saúde Natural

Várias actividades decorrerão em simultâneo, pois pretende-se divulgar junto de um público mais vasto e, por outro lado, também haverá temas e momentos dirigidos especialmente a estudantes e profissionais de Acupunctura, Medicina Tradicional Chinesa, Fitoterapia e demais áreas da Saúde Natural. Venha participar neste evento de celebração e divulgação da MTC. Junte-se a nós.

Momento de Abertura e Fecho

No sábado às 10h e no Domingo às 18h, da responsabilidade da  ESMTC e dos organizadores, estes espaços contarão também, para além da Direção da ESMTC,  com a presença de jornalistas ligados à cultura chinesa nomeadamente a Plataforma Ni Hao Portugal e outros convidados. Junte-se a eles e a nós.

Entrada: Donativo. Não há um valor mínimo nem máximo, contribua com o que for equilibrado para si.

Sábado e Domingo 10h às 19h na ESMTC – Palacete da Estefânia, Rua de Dona Estefânia, 175 – Lisboa

Sigam o evento no Facebook da AE-ESMTC

Programa (pdf)

Actualização! Kung Fu com Guilherme Luz Dia 25 – 14h30-15h30 Pavilhão (Jardim) 

Dia 25: Rogério Costa – Palestra > A abordagem do cancro na MTC 11h-12h30 Sala Araújo Ferreira (Piso 3)

Isabela Glória – Palestra > A aplicação da MTC na veterinária 11h-12h30 Sala Primavera (Piso 3)

Salustino Wong – Palestra > As 6 energias e os ciclos celestes 14h-15h30 Sala Araújo Ferreira (Piso 3)

Ideli Soares – Navel Therapy: Apresentação da Técnica de Moxabustão no Umbigo com plantas medicinais 11h-13h Sala Tao (Piso 3)

Carlos Catalão – Palestra > Nutrição: se não se importa com a sua alimentação esta palestra não é para si 16h-18h Sala Araújo Ferreira (Piso 3)

Sílvia Floresta – Palestra > Permacultura : introdução ao desenho urbano 14h-15h30 Sala Primavera (Piso 3) Jorge Gonçalves – Aula aberta > Chi Kung / Curso de Instrutores de Chi Kung 10h-12h Pavilhão (Jardim)

Vitor Quelhas – Palestra > Taoísmo e Alquimia (a Mente e o Corpo entre o Céu e a Terra) 16h-18h Sala Araújo Ferreira (Piso 3)

Dia 25 – 14h-15h30 Sala I-ching (Piso 2) 

Carenza Ferreira (c/Juvenal Branco) – Workshop > Massagem Pediátrica: Prevenção das patologias do sistema respiratório e digestivo – Dia 25 – 16h-18h Sala Wu Ji (Piso 2)

Guilherme Luz – Aula > Kung Fu – Dia 25 – 14h30-15h30 Pavilhão (Jardim) Actualização de última hora

Pedro Paz – Workshop > Qi Dance: Reconectando com o gesto autêntico, por uma ecologia profunda – Dia 25 – 16h-18h Pavilhão (Jardim)

Jorge Ribeiro – Palestra > Andrologia na MTC – Dia 26 – 10h-11h Sala Araújo Ferreira (Piso 3)

Catarina Martins – Palestra > Preparação para a Gravidez – Dia 26 – 11h-13h Sala Araújo Ferreira (Piso 3)

Rute Carrujo – Palestra > Óleos essenciais e suas aplicações – Dia 26 – 10h-11h Sala Tao (Piso 2)

Suzana Mendes – Palestra > Astrologia Chinesa: o que nos traz o Ano do Rato – Dia 26 – 11h-13h Sala Tao (Piso 3)

Dia 26: Jorge Costa – Palestra > Doenças relacionadas com a coluna vertebral 14h-15h30 Sala Araújo Ferreira (Piso 3)

Sara Finote – Palestra > Ginecologia: ciclo menstrual, um guia de sobrevivência 14h-15h Sala Primavera (Piso 3)

Humberto Tomás (c/Juvenal Branco) – Palestra > Compreender e prevenir o cancro da mama e as doenças fibrocísticas 15h-16h Sala Tao (Piso 3)

Lurdes Carvalho – Workshop > Previna e resolva patologias com a Massagem Terapêutica Chinesa Tui Na e Auto- Prevenção – 11h-12h30 Sala Wu Ji (Piso 2)

Maria Burguete – Palestra > Novo Paradigma : Science Matters 10h-11h Sala Primavera (Piso 3)

Catarina Couceiro (c/Rute Carrujo) Workshop > Reflexologia do Pé 14h-16h Sala Wu Ji (Piso 2)

Dia 25: Cláudia Carvalho – Palestra > Feng Shui: Fortalecer o Qi através da casa 14h-15-30 Sala Tao (Piso 3)

Dia 26: Renato Braz – Palestra > À tua saúde: Kombucha e a história de uma bebida saudável – 11h-12h Sala Primavera (Piso 3)

Zhang Wenchun – Palestra (francês com tradução para português) > A visão da vida na MTC 16h30-18h Sala Araújo Ferreira (Piso 3)

Deolinda Fernandes – Sessão de Abertura > Dia 25 – 10h-11h Sala do Mensageiro (Piso 1)

José Faro – Sessão de Abertura > Dias 25 e Fecho > Dia 26 – 18h-19h Sala 4 Colunas (Piso 2) e Palestra > A evidência da MTC 15h30-16h30 Sala Araújo Ferreira (Piso 3)

Juvenal Branco – Sessão de Abertura > Dia 25 e Palestra > O Enigma da Alquimia dos Sabores e Emoções 14h-15h Sala Tao (Piso 3) 

Ana Varela (c/José Faro) – Palestra > A evidência da MTC 15h30-16h30 Sala Araújo Ferreira (Piso 3)

Rodrigo Rego (c/Deolinda Fernandes e Juvenal Branco) – Sessão de Abertura > Dias 25 e Fecho > Dia 26 

Ana Clara Quental (c/José Faro e Rodrigo Rego) – Fecho > Dia 26 – 18h-19h Sala 4 Colunas (Piso 2)