redes

ALUNOS Estágios Clínicos

Estágios Clínicos

A área de estágio clínico da ESMTC é também planeada em “espiral” acompanhando a formação na área teórico-prática e prática existente na mesma. O desenvolvimento curricular da ESMTC foi construído de modo a permitir uma constante interacção entre a espiral do ensino, a do estágio clínico e a do desenvolvimento pessoal, cívico, social e profissional tendo em vista a maturação de uma abordagem sistémica assente num pensamento dialéctico, dos conhecimentos e das competências operacionais da MTC e do seu uso efectivo no contexto clínico e no contexto mais alargado da saúde da pessoa humana. Ao longo da experiência de ensino da ESMTC foi possível verificar pontos sensíveis (pontes) de interacção entre as três áreas ou seja disciplinas chave, por um lado, experiências clínicas reais (competências), por outro, e desenvolvimento pessoal, cívico, social e profissional, por outro, que ao serem avaliadas poderiam ajudar a perceber e a ajustar o interface entre as três áreas.

Se olharmos para as disciplinas consideradas de precedência relativamente a cada ano de estágio podemos entendê-las como pontes sensíveis de ligação entre as espirais do ensino, do exercício clínico e do desenvolvimento pessoal/cívico e social a efectuar pelos alunos nesse ano. E como se trata de uma espiral, os resultados da prática clínica desse ano serão decisivos para os do ano seguinte e assim sucessivamente. Por outro lado, as dificuldades apresentadas pelos alunos no seu desempenho clínico deverão ser transmitidas ao corpo docente em geral e aos professores dessas disciplinas, em particular, para que possam ser corrigidas no ano seguinte , garantindo-se, assim, o fluxo vital entre as três áreas referidas.
 
Contudo, dentro dessas pontes sensíveis, existem ainda saberes teóricos e práticos imprescindíveis para o início da prática clínica em cada ano. São exactamente esses saberes que os alunos devem demonstrar no pré-estágio, sob pena de não poderem iniciá-lo. Competirá ao professor responsável pelo pré-estágio certificar-se, durante as 30 horas do mesmo, se estes estão ou não adquiridos e a que níveis se encontram.

Como ilustração da dinâmica existente entre as três áreas, no início e ao longo do 2º, 3º, 4º e 5º anos os alunos desenvolvem as seguintes actividades clínicas: Ler mais »»

 

ALUNOS Estágios Clínicos

CURSO DE MEDICINA TRADICIONAL CHINESA

SERVIÇO À COMUNIDADE

 

A ESMTC no âmbito da área de desenvolvimento cívico estabelece parcerias com várias instituições. São exemplos o Centro Infantil de Odivelas, a Piscina Municipal de Odivelas, a Santa Casa de Misericórdia de Lisboa, entre outros.


Aulas regulares e Chi Kung

Balanço Global Intervenções 2012

O Recurso à Acupunctura pela população adulta – idosa

PRÁTICAS DE SAÚDE E LONGEVIDADE

 

Consultas, oficinas, palestras, cursos e acções de sensibilização sobre práticas de saúde e prevenção em Medicina Chinesa e Terapias Holísticas, para o público em geral.

 

Intervenção Social, nos Bombeiros Voluntários de Carnaxide

Revista de Saúde

Mantenha-se saudável no Verão

Investigação na ESMTC

 

redes

Palacete da Estefânia
Rua D. Estefânia, 175 - 1000-154 – Lisboa
Tel.:21 347 5605|Fax: 21 342 6804
Email:esmtc@esmtc.pt| Ver mapa