redes

Artigos

Mantenha-se saudável no Verão

No Verão, a energia vital é exuberante como o sol do meio-dia, irradiando o seu calor em todas as direcções. A semente que se tornou planta na Primavera começa a ter botões, flores e frutos. Tal como as plantas, também as pessoas desabrocham nesta época: vestem pouca roupa, mostram-se, desfrutam do calor, vivem sem esforço. Cada pessoa tem em si um Sol, representado pelo coração que produz alegria e irradia calor humano através dos sentimentos.

Na Medicina Tradicional Chinesa o Verão corresponde ao elemento Fogo e envolve principalmente o órgão Coração e a víscera Intestino Delgado. Qualquer problema relativo à troca de calor humano revela desequilíbrios no Fogo. Se estamos eufóricos, demasiado excitados, ou fechados e sisudos, e se os nossos ouvidos misturam os sons e a nossa língua não exprime com facilidade o que queremos dizer, isso significa que os movimentos normais do coração estão desregulados. Para os chineses, coração e mente são a mesma coisa – os pensamentos são movimentos do coração e o coração é o soberano do corpo-mente-espírito. Quando o Fogo está em equilíbrio dá-nos bons pensamentos, boa vontade, bons sentimentos e facilidade de comunicação, tudo regido por uma alegria essencial à nossa vida.

Esta Para os chineses, o sentimento Alegria é expresso através do Coração. Porém, quem ri à toa mostra problemas no elemento Fogo. Também quem conta piadas compulsivamente, quem dá gargalhadas escandalosas com frequência, quem nunca ri, quem não fala acerca do que sente, quem fala demais, quem não consegue entender nem ser entendido, quem não retém as emoções boas, quem está sempre “do contra”, quem não tem amigos e quem é gelado denuncia problemas neste elemento.
Sendo a alegria a emoção produzida pelo coração, trata-se de uma energia positiva que o coração desenvolve para dar estabilidade à pessoa. Todos os órgãos ao produzirem uma energia, fazem-no de forma a dar estabilidade emocional e física. Daqui se depreende que esta energia (alegria) não só é indispensável como é parte integrante do ser humano. Ler mais

redes

Palacete da Estefânia
Rua D. Estefânia, 175 - 1000-154 – Lisboa
Tel.:21 347 5605|Fax: 21 342 6804
Email:esmtc@esmtc.pt| Ver mapa