Bem-vindo(a) ao Centro de Consultas da ESMTC

 Acupunctura e Moxabustão, Dietética, Chikung, Fitoterapia, Massagem Tuina

Todos os recursos da Medicina Tradicional Chinesa (MTC) à sua disposição,
em conjunto, em cada consulta e em cada tratamento.

O nosso Centro de Consultas conta com várias equipas terapêuticas dirigidas por especialistas de MTC, todos eles formados pela nossa Escola e diplomados pela Universidade de Medicina Chinesa de Nanjing incluindo graus de licenciatura, mestrado e doutoramento.
As nossas equipas obedecem a um código de ética e um código de prática segura que impõem rigorosos princípios de disciplina, segurança e qualidade. Todos os coordenadores de equipa possuem longos anos de experiência terapêutica e pelo menos cinco anos enquanto coordenadores de equipa.
Quando se dirige ao Centro pela primeira vez deve reservar cerca de uma hora e meia a duas horas pois é-lhe feito um diagnóstico energético, segundo os princípios da medicina tradicional chinesa, rigoroso e completo que inclui o exame dos pulsos, o exame da língua, outros aspectos observáveis no corpo tal como variações de temperatura e pontos de assentimento dos órgãos, e um diálogo que cobre todos os aspectos da sua saúde e que ajuda a clarificar os sintomas. Este é um sistema abrangente e, por vezes, algumas questões podem não estar totalmente relacionadas com a queixa principal, mas procuramos tratar a pessoa como um todo. Esta aproximação holística possibilita ao especialista de MTC o acesso à complexidade do caso de cada utente procurando ir à causa da doença ou do desequilíbrio energético.
Quando completado o diagnóstico, será esboçado um plano de tratamentos, o mais adequado numa perspectiva de integração e mútua potenciação das várias técnicas de medicina tradicional chinesa, e sempre supervisionado pelo(a) coordenador(a) de equipa: acupunctura/moxabustão, fórmulas de plantas medicinais e massagem tuina. Por último, e se tal for necessário, receberá ainda recomendações de dietética tradicional chinesa, de prática pessoal de exercícios energéticos (qigong – lê-se chikung) e conselhos de saúde relativos a hábitos e modo de vida. Em MTC, tanto o especialista como o paciente participam no tratamento, o praticante com a sua experiência e competência profissional e o paciente ao tomar conta de aspectos do seu dia-a-dia para alcançar uma vida saudável. Esta colaboração proactiva é fundamental na MTC.

MARCAR CONSULTA

Telefone: 21 347 56 05 / 21 347 67 26
Email: Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.

 


Acupunctura

ACUPUNCTURA

Graças às suas múltiplas indicações e à ausência de efeitos secundários, a acupunctura tem hoje uma projecção mundial, sendo mesmo recomendada pela Organização Mundial de Saúde (OMS) - para tratamento de múltiplas doenças.  A acupunctura é a técnica mais conhecida da Medicina Tradicional Chinesa Ler mais»»


 MoxabustãoMOXABUSTÃO

Dirige-se aos mesmos pontos da acupunctura, mas consiste na aplicação de calor. Este calor obtêm-se da combustão de “lã” de moxa, um instrumento confeccionado com folhas de artemisia vulgaris,com a forma de charutos ou cones. É mais utilizada durante o tempo frio ou temperado. Ler mais»»


  Tui NaMASSAGEM TUINA

A massagem incide sobre – tudo na circulação do chi (energia) e no Sangue – nutrindo e protegendo, dispersando, tonificando e harmonizando. O processo pelo qual a tuina reforça o qi incide nas suas funções de formação e de circulação, e deste modo de controlo do Sangue.Visa restabelecer desequilíbrios energéticos e não apenas um relaxamento muscular (ou seja, visa curar, ou contribuir para curar, doenças). Ler mais»»


Chi Kung

CHI KUNG

Chikung quer dizer algo como “arte de manipular com êxito a energia”.
É uma ginástica energética hoje em dia praticada por cerca de 20% da população chinesa (como manutenção diária) e pelos convalescentes de grande parte dos hospitais chineses (como complemento terapêutico plenamente integrado pelo corpo médico.Ler mais»»


 FITOTERAPIA

Cada povo desenvolveu o conhecimento das plantas curativas indígenas, das suas características e das suas aplicações. Alguns desses povos (chineses e indianos, por exemplo) conservaram uma tradição herbática forte pelos séculos fora, enquanto na Europa e na América do Norte a tradição perdeu-se à medida que a medicina  ocidental ganhava proemi-nência. No entanto, vemos renascer o interesse pela fitoterapias. Ler mais»»


 

DIETÉTICA

Quando o diagnóstico pede uma dieta particular, o Especialista de MTC considera os alimentos de forma semelhante à que olha para as plantas e assim prescreve uma dieta específica. Um bom princípio geral, por exemplo, é preferir os cozinhados aos crus e evitar temperaturas extremas, sobretudo o muito frio, pelo esforço que exige ao estômago e ao Baço- Pâncreas. Ler mais»»

Partilhar