Close
 

ESMTC Apresentação

É em Dezembro de 1992 que surge a ESMTC - Escola de Medicina Tradicional Chinesa de Lisboa, não reconhecida oficialmente em Portugal.

Com o objectivo de promover e divulgar a Medicina Tradicional Chinesa e de formar especialistas nesta área a ESMTC ministra um curso com um plano de estudos, distribuído por 5 anos, num total de 5 mil horas lectivas. O curso é composto por 3 grandes áreas, a Teórico-Prática, a Prática Clínica e o Desenvolvimento Pessoal e Cívico, que compreendem o estudo das diferentes técnicas da MTC - Acupunctura, Fitoterapia, Massagem Tuina, Chi Kung  e Dietética,  bem como de matérias científicas ocidentais consideradas relevantes.

Além das aulas diárias é dada a maior relevância à aprendizagem da prática clínica, distribuída por 4 anos de estágio, realizado no Centro de Consultas de MTC desta Escola, com início no 2º ano

Durante o curso a preparação do futuro profissional de saúde para uma visão holística e abrangente da vida e do ser humano é indispensável assim como o saber-ser. Deste modo o Desenvolvimento Pessoal, Cívico e Social é amplamente tratado ao longo destes 5 anos. São também organizadas intervenções sociais de carácter humanitário em regime de voluntariado.

Para além deste curso a ESMTC, enquanto centro de estudos, formação, investigação e prestação de serviços à comunidade na área da saúde holística, dispõe de outros cursos e actividades, que visam favorecer o desenvolvimento físico, intelectual, emocional e espiritual do indivíduo, estimular a criatividade através da aplicação consciente de novas e tradicionais formas de intervenção, desenvolver o espírito de cooperação, a fim de que as ideias divergentes sejam matéria de pesquisa em busca do saber e sensibilizar para a preservação e o respeito pela natureza e pelos seus ciclos e por uma cultura de Paz.

Ao longo dos seus anos de existência a ESMTC tem vindo a estabelecer inúmeros contactos nacionais e internacionais.

Destaca-se a assinatura, em Julho de 1996, de um protocolo de cooperação com a NJUCM - Universidade de Medicina Chinesa de Nanjing na República Popular da China que veio permitir aos alunos da ESMTC a frequência do estágio hospitalar de 4 meses na China.

Da nossa longa relação tem resultado o aprimoramento do ensino e divulgação da MTC para ocidentais e o florescimento de uma amizade duradoura entre as nossas instituições e os que as compõem. A NJUCM reconhece a elevada qualidade do ensino da MTC e da prática clínica.

Esta Universidade estatal, que é a Universidade mais antiga de MTC da RPChina (1954) e a mãe de todas as outras, é um centro de treino para professores e especialistas de MTC de toda a China e do mundo inteiro. Foi designada pela Organização Mundial de Saúde (OMS) para o ensino de estrangeiros desde 1983.

 

 

Partilhar