redes

ESMTC Missão e Objectivos

Missão, Visão, Valores e Objectivos Estratégicos

   MISSÃO, VISÃO, VALORES:

Missão da ESMTC

Desenvolver o estudo, a docência, a investigação e a prestação de serviços à comunidade (no domínio das suas atribuições) com vista à promoção da qualidade de vida por meios naturais, bioenergéticos e culturais tendo em vista o desenvolvimento holístico da pessoa humana, sensibilizando-a para a preservação e o respeito pela natureza e pelos ciclos cósmicos.

A ESMTC pretende assegurar, na visão do mundo ocidental, a sobrevivência de uma concepção sistémica da vida humana, em ligação com a natureza, concebida como uma entidade inteligente, auto-regulada, abrangente e teleologicamente orientada para o maior bem para o maior número.  

Nesse sentido procura promover o diálogo entre civilizações e culturas e demonstrar, através do ensino de uma prática de Medicina milenar universalmente reconhecida, que a definição de saúde da OMS não é de natureza literária mas sim de natureza científica: “A saúde é um estado de bem-estar físico, mental e social e não apenas a ausência de doença ou de enfermidade.” (OMS, 1946) e que esta definição abrange diferentes práticas e abordagens susceptíveis de escolha de acordo com a sensibilidade e necessidades de cada um.

A missão e visão apresentadas desenvolvem-se em três domínios primordiais (valores) que são:

Tradição
A Sabedoria não se perde no tempo. Cada geração recebe tesouros ancestrais de conhecimento e transmite-os às seguintes, numa cadeia infinita de elos de gratidão e solidariedade.

Experiência

Da relação entre o saber e a prática nascem o saber-ser e o saber-fazer e destes nasce a descoberta do mundo, da vida, dos outros, do serviço.

Progresso
Receber e inovar, consolidar e descobrir e construir o futuro.

 

   OBJECTIVOS ESTRATÉGICOS:

Realizar formação de elevado nível - nas dimensões tradicional/científica, técnica, profissional, cultural, artística e ética, nos domínios da formação inicial, avançada e contínua.
Favorecer o desenvolvimento humano no seu nível mais elevado - potenciar o normal desenvolvimento físico, intelectual, emocional e espiritual do indivíduo ajudando-o a tornar-se independente económica, intelectual e emocionalmente, a fim de que ele possa cooperar consciente e responsavelmente, levando-o a reflectir sobre o ilusório, a “realidade” e a realidade. Estimular o indivíduo a preservar a sua saúde e a respeitar os princípios éticos e a liberdade pelo ser humano.
Transmitir conhecimentos milenares - transmitir não como um fim em si mas como um meio para domínio de métodos e técnicas de pesquisa e criação pessoal integrada em saberes milenares. Transferir e desenvolver a essência da cultura chinesa, de modo a integrar a filosofia e as práticas Taoístas de saúde e longevidade e a enriquecer a maneira de viver do ser humano.
Prestar serviços especializados à comunidade – servir tendo em conta as necessidades e possibilidades do meio, o desenvolvimento de um espírito de tolerância e a sensibilização para a preservação e o respeito pela natureza e pelos ciclos cósmicos.
Promover um ambiente propício e facultar os meios necessários à formação em exercício – formar seres autónomos capazes de procurar e elaborar conhecimentos por si mesmos através de uma prática especializada e continuada.
Promover momentos de Celebração de Vida e de Arte – promover momentos de comunicação pela Arte e pela Cultura envolvendo a comunidade.
Estimular a criatividade – na solução e previsão de problemáticas futuras através da aplicação consciente de formas novas e tradicionais de expressão, de comunicação e de produção dando sentido humano e social a todos os estudos efectuados.
Aprofundar e consolidar a formação científica - promover competências de investigação efectivas e preparar o terreno para a plena participação no progresso do conhecimento da saúde e bem estar públicos
Estabelecer laços de intercâmbio científico e cultural - com instituições congéneres estrangeiras e nacionais e manter e valorizar a ligação histórica entre Portugal e o Oriente

Partilhar
ESMTC Missão e Objectivos

CURSO DE MEDICINA TRADICIONAL CHINESA

SERVIÇO À COMUNIDADE

 

A ESMTC no âmbito da área de desenvolvimento cívico estabelece parcerias com várias instituições. São exemplos o Centro Infantil de Odivelas, a Piscina Municipal de Odivelas, a Santa Casa de Misericórdia de Lisboa, entre outros.


Aulas regulares e Chi Kung

Balanço Global Intervenções 2012

O Recurso à Acupunctura pela população adulta – idosa

PRÁTICAS DE SAÚDE E LONGEVIDADE

 

Consultas, oficinas, palestras, cursos e acções de sensibilização sobre práticas de saúde e prevenção em Medicina Chinesa e Terapias Holísticas, para o público em geral.

 

Intervenção Social, nos Bombeiros Voluntários de Carnaxide

Revista de Saúde

Mantenha-se saudável no Verão

Investigação na ESMTC

 

redes

Palacete da Estefânia
Rua D. Estefânia, 175 - 1000-154 – Lisboa
Tel.:21 347 5605|Fax: 21 342 6804
Email:esmtc@esmtc.pt| Ver mapa