redes

Dietética

DietéticaQuando o diagnóstico pede uma dieta particular, o Especialista de MTC considera os alimentos de forma semelhante à que olha para as plantas e assim prescreve uma dieta específica.

Há alimentos considerados Quentes, Mornos, Neutros, Frescos e Frios.

Numa dieta comum, estes alimentos devem ter entre si um certo equilíbrio, mas um diagnóstico apurado pode recomendar incidir mais num ou noutro, conforme os meridianos e órgãos envolvidos no desequilíbrio energético.

Um bom princípio geral, por exemplo, é preferir os cozinhados aos crus e evitar temperaturas extremas, sobretudo o muito frio, pelo esforço que exige ao estômago e ao Baço-Pâncreas. Também ao nível dos sabores, e relacionada com os órgãos, podemos considerar uma outra forma de classificação:

O sabor Amargo relaciona-se com o Coração e o Intestino Delgado;

O sabor Doce relaciona-se com o Estômago e o Baço;

O sabor Picante está ligado ao Pulmão e Intestino Grosso;

O sabor Salgado associa-se ao Rim e à Bexiga;

O sabor Ácido relaciona-se com o Fígado e a Vesícula Biliar.

Se um sabor é ingerido na quantidade certa vai alimentar a forma e a função do órgão; se pelo contrário a dose for excessiva vai lesá-lo ou hiperestimulá-lo. É em particular pela escolha e ordem de introdução dos sabores, das consistências, das temperaturas, e até das cores, que são determinadas uma série de reacções psicofisiológicas cujo efeito pode ser tonificante, dispersante ou ainda reequilibrante das diferentes funções orgânicas.



Partilhar

CURSO DE MEDICINA TRADICIONAL CHINESA

SERVIÇO À COMUNIDADE

 

A ESMTC no âmbito da área de desenvolvimento cívico estabelece parcerias com várias instituições. São exemplos o Centro Infantil de Odivelas, a Piscina Municipal de Odivelas, a Santa Casa de Misericórdia de Lisboa, entre outros.


Aulas regulares e Chi Kung

Balanço Global Intervenções 2012

O Recurso à Acupunctura pela população adulta – idosa

PRÁTICAS DE SAÚDE E LONGEVIDADE

 

Consultas, oficinas, palestras, cursos e acções de sensibilização sobre práticas de saúde e prevenção em Medicina Chinesa e Terapias Holísticas, para o público em geral.

 

Intervenção Social, nos Bombeiros Voluntários de Carnaxide

Revista de Saúde

Mantenha-se saudável no Verão

Investigação na ESMTC

 

redes

Palacete da Estefânia
Rua D. Estefânia, 175 - 1000-154 – Lisboa
Tel.:21 347 5605|Fax: 21 342 6804
Email:esmtc@esmtc.pt| Ver mapa